terça-feira, 25 de dezembro de 2012

AVISAN 2012 - A PRESENÇA POSSIVEL

Desisti entretanto de levar reprodutores, tal como tinha planeado. De facto, levar phoenix sem cauda não faz sentido e eu precisava de espaço para destacar casais para venda.

Aqui ficam algumas perspectivas do nosso stand:


Bateria de gaiolas de madeira feitas por mim para destaque de casais de phoenix. (funcionam bem esteticamente mas falta acertar promenores tal como as dobradiças e fechos das portas.

 

phoenix jovens sortido de várias cores.


Não só de phoenix vive a lusophoenix - Várias raças de galinhas de grande porte numa parceria com o amigo Cezar (Adairton).
 
 
Galinhas de pequeno porte (Kriell, Nagazaki, Paduanas etc) algumas cá da casa (Jaques) e outras do Cezar.

Resultado: positivo. Não vendi tantas phoenix como esperava mas fiz bons contactos, e vendemos o suficiente para pagar a feira e as despesas (já não foi mau).
Para o ano logo se vê. Este governo parece que está disposto a acabar com qualquer hobbi e fazer-nos render ao trabalhar para comer e já agradecer.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Algo interativo para os fans da Lusophoenix

Por questões de espaço apenas posso levar 4 gaiolas de exposição à feira de Santarem (AVISAN).

Como tenho vários reprodutores tenho de escolher apenas 4 para levar, apenas como exposição. Acontece que quase todos estão com as caudas ainda a crescer, excepto os mais novos que ainda não fizeram a muda deste ano e o Chichioya no Kin que ainda não mudou.

Como estou indeciso no que vou levar coloco aqui à vossa consideração para me ajudarem a decidir.

Pressupostos: O chichioya no Kin está a começar a muda e por isso vai estar muito feio e fica excluido, o mesmo acontece com Sukoshi sentõ-ki . Gosuto e Kuroshiro vão para serem vendidos.
Ficam então os seguintes 6 para se escolher 4.

Gin no sukato (Prateado)
Goshiki (Dourado)
Bankiva (Vermelho)
Chichioya no Chokoreto (Chocolate)
Shojo (Buf red/ginger red/Shojo)
Tamago (Branco e amarelo)


então quais é que gostaríam de ver lá?

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Gaiolas de exposição para phoenix


Está na fôrma um conjunto de gaiolas para exposição ideais para os phoenix. Têm espaço (1x1) com 1,60 m de altura com o puleiro a 80 cm do chão, para poderem estar empuleirados e exibirem as suas caudas.
Só assim considero levar os meus animais a exposição.
Como ainda não tinha tido iniciativa para fazer estas gaiolas nunca cheguei a levar os meus animais a exposições e concursos.

Desta vez, pela primeira vez, vamos à AVISAN, uma bateria de 5 gaiolas para levar os meus reprodutores. Ainda faltam uns acabamentos mas estarão prontas até lá.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

LUSOPHOENIX NA AVISAN


A lusophoenix vai estar pela primeira vez representada na maior feira de aves e animais de companhia de Portugal. Avisan

Vamos levar os nossos reprodutores para exibição e também as nossas aves para venda. Faremos também colocação de extensões de penas no local.

Vá visitar-nos e apresente-se, temos muito gosto em partilhar ideias ao vivo.

Até lá.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

PROJECTO PHOENIX PRETOS - F1-MACHOS

AINDA NÃO SÃO PHOENIX... MAS TAMBÉM JÁ NÃO SÃO CASTELHANOS.

A primeira descendencia do cruzamento Phoenix Chocolate x Castelhanos (F1) agradam-me. Esperava um pouco mais de cauda, mas tenho de os deixar crescer mais. Será após a primeira muda que dará para ver os que têm melhores genes Phoenix. O bando de machos é heterogénio, há os muito altos (tipo castelhano) e alguns mais esguios e baixos (mais tipo phoenix). No entanto algumas caracteristicas cumpriram com os meus objectivos.

Quer os machos quer as fêmeas são totalmente pretos, sem uma ponta castanha. As cristas dos machos são curtas (tipo phoenix) e não altas (tipo castelhano), o porte e tamanho são intermédios como previa e apenas as caudas ainda são curtas (previa uma cauda tipo Leghorne).

Ainda não escolhi o que vou tirar para continuar o procedimento e os que vou matar, mas apresento dois frangos machos com estilos um pouco diferentes. Para a semana mostro as fêmeas.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Variegado

Não tenho feito fotografias dignas de vir para o Blog. Fui ao Baú buscar uma do Variegado feita à um mês. As espectativas são muito grandes quanto a este animal.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bankiva - -o novo vermelho


BANKIVA É FILHO DE SAISHO-NO-AKAI E IRMÃO DE SHOJO. ESTEVE DEBILITADO ALGUM TEMPO EM JOVEM QUANDO O BANDO FOI INFECTADO COM A PSITACOSE . RECUPEROU E HOJE É UM DOS MEUS PREFERIDOS. TEM UMA SELA BRUTAL E A COR EXACTA DO GALO SELVAGEM BANKIVA (GALLUS GALLUS) E POR ISSO DEI-LHE ESSE NOME - FUNGINDO Á REGRA DOS NOMES JAPONESES.

PARA ALEM DISSO, A PAR COM O GOSHIKI É UM DOS MAIS SOCIAVEIS E MANSOS (POR VEZES TENHO DE O AFASTAR COM O PÉ PARA ENTRAR NA CAPOEIRA -ESPEREMOS QUE NÃO SE TORNE AGRESSIVO).

AGORA TENHO 3 VERMELHOS REPRODUTORES (SAISHO-NO-AKAI, SEKETSU E BANKIVA). NÃO POSSO FICAR COM TODOS, UM TERÁ DE SAIR MAS TENHO DIFICULDADE EM ESCOLHER). PARA ALEM DISSO ESTE ANO VÊM AÍ MAIS VERMELHOS COM MUITO BOM AR E GRANDES SERÁ UMA ESCOLHA DIFICIL.

AQUI FICA MAIS UMA FOTO DESTE LINDO MENINO.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

UM BANDO DE GRANDE QUALIDADE

O PRIMEIRO BANDO DE 2012, FILHOS DE SUKOSHI SENT-KI COM UMA FILHA SUA VEIO A MOSTRAR-SE O BANDO COM MAIOR QUALIDADE GLOBAL ATÉ HOJE.

MACHOS, FÊMEAS, TODOS SEM EXCEPÇÃO (AO TODO 8 MACHOS E 4 FÊMEAS) SÃO MUITO BONS EM PORTE E CAUDAS.
APENAS AS CORES VÊM CONFUSAS MAS ISSO RESULTA DO CRUZAMENTO DO PAI (PRATEADO ASA DOURADA) COM UMA FILHA (PRATEADA), QUE AO CRUZAREM OS MESMOS GENES FORAM BUSCAR CORES DE ASCENDENTES MAIS ANTIGOS.

INCLUIDOS NESTE BANDO ESTÁ O NOVO SELECCIONADO TAMAGO http://lusophoenix.blogspot.pt/2012/08/um-novo-reprodutor.html#comment-form

O SEU NEGATIVO
http://lusophoenix.blogspot.pt/2012/06/os-negativos.html

E DEPOIS UMA GAMA DE CORES QUE VAI DO PRATEADO PURO AOS PRATEADOS COM ASAS DOURADAS ATÉ QUASE DOURADO.

TODOS IGUAIS EM PORTE E CAUDA, AQUI FICAM DOIS PARA VEREM (TÊM 7 MESES) E APESAR DE TUDO ESTÃO TODOS PARA VENDA. O ESPAÇO NÃO AUMENTA E ELES NÃO SE DÃO BEM TODOS JUNTOS.



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

UM NOVO REPRODUTOR

Como sabem tenho o habito de dar nomes (até agora Japoneses) aos meus reprodutores. O novo candidato a reprodutor já foi escolhido. Filho do Sukoshi sento-ki com uma filha sua. Gosto muito deste galo pelas pinceladas amarelas sobre o branco puro, que me faz lembrar um quadro.

Vou ficar com ele e provavelmente substituir o Gosuto porque estou convencido que este galo com uma fêmea branca irá dar brancos e com uma fêmea dourada ou vermelha poderá vir a dar pilês.

No entanto, apesar de me ocorrer vários nomes para ele, não me consigo decidir. Por isso coloco aos meus amigos seguidores do blog o pedido de ajuda para darmos um nome a este galo. Pode ser em Portugues, depois logo traduzimos para japonês.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O ÚLTIMO DIA DE FÉRIAS

UM DIA DE RELAX, DE NOSTALGIA ANTECIPADA, DE CONTACTO COM OS ANIMAIS E POUCA VONTADE QUE O DIA ACABE.

AQUI FICA UMA IMAGEM QUE REPRESENTA TUDO ISSO:

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OS PHOENIX SÃO COMO O VINHO DO PORTO

Pois são... quanto mais velhos melhores.

As caudas dos phoenix apesar de cairem todos os anos, em cada ano que passa crescem mais um pouco, bem como as selas. Para verificar a plenitude de um phoenix há de esperar 3 ou 4 anos. O problema  é que também por essa idade eles podem já não fecundar a totalidade dos ovos, por isso há que ter olho para perceber se um phoenix é de qualidade para ser reprodutor mesmo quando ainda não está na sua plenitude.

O chichioya no kin (continua a ser o meu preferido) está este ano lindissimo com uma cauda que já passará um metro de comprimento. A sela já arrasta pelo chão. É também o mais corpulento. Sería muito bom que todos os meus phoenix fossem à imagem deste, nas diferentes cores claro.
O Gin no sukato tem o mesmo porte e já passou este em cauda e sela, e ainda só tem pouco mais de um ano, no entanto é prateado e por isso não é o meu preferido.

Aqui fica mais uma fotografia do meu galo preferido. Chichioya no Kin.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Projecto Phoenix pretos – Fase 1

A escolha de uma raça a cruzar



Quando comecei este projecto defini como um dos objectivos a criação de Phoenix pretos grandes. Entretanto já conheci outros criadores que estão a trabalhar no mesmo projecto quer na Alemanha  (Marc King) quer nos Estados Unidos (Toni Marie Astin) e ambos seguem diferentes linhas.

O projecto de Marc King http://www.longtail-fowl.com/standard_phoenix.html  está bastante adiantado tendo cruzado Phoenix com outras raças de cauda comprida como Sumatra, Yokohama, Onagadori branco recessivo, e raças com preto dominante como minorca e hamburg pretas.

Li algures quem esteja a progredir juntando Phoenix prateados com outras raças de cauda compridas como Sumatra e Kurokashiwa http://www.longtail-fowl.com/kurogashiva.html.



Podia esperar mais um pouco e comprar-lhes os Phoenix pretos que tanto ambiciono mas decidi ir também pelo meu caminho. Para além do mais tenho Phoenix chocolate cujo macho é grande e bastante bom de cauda e por isso acho que é um bom começo.

Na escolha das raças a cruzar salientou-me duas cujas características são positivas e os defeitos possivelmente mais fáceis de corrigir.

Não sei se já o referi mas existem algumas características relativamente fáceis de trabalhar e outras mais “profundas” geneticamente que são mais difíceis de corrigir ou trabalhar e cujos resultados podem resultar em defeitos graves nos Phoenix difíceis de nos livrarmos deles.

Por exemplo é o caso das cristas e dos brincos. É muito difícil retirar ou implementar brincos brancos nas raças que não os têm.

O mesmo acontece com as cristas. A mistura de duas raças com características de crista muito diferentes provocará erros e deformações nas cristas que podem durar gerações.

Logo, pensei excluir o possível cruzamento com raças como as Sumatra (crista de ameixa, escura e sem brincos) ou as Australorp (crista simples mas sem brincos) e muito menos com os Kurokashiwa pois nem existem em Portugal.

As Leghorn pretas (para alem de não conhecer ninguém que as tenha) podem provocar patas amarelas ou esverdeadas que também é muito negativo para os Phoenix.

Então sobraram duas raças oriunda aqui de bem perto e que possuem as características ideais, as minorcas e as castelhanas pretas. Ambas têm os genes pretos bem impregnados, possuem cristas simples, brincos brancos e patas escuras.

Desvantagens destas raças:

Caudas curtas e empinadas a 45%

Patas demasiado altas

Porte geral muito grande

Cristas demasiado grandes.

 Entre estas duas, Toni Marie aconselhou-me as Castelhanas pois as cristas e brincos das Minorcas são exageradamente grandes.


O processo é longo e levará pelo menos três gerações até ter algo parecido com um Phoenix (segundo ela).

Eis que então já comecei a primeira fase: cruzar cada um dos indivíduos “Castelhanos” com os seus parceiros Phoenix chocolate.

A primeira levada de frangos resultante deste cruzamento tem boa pinta: são todos pretos puro (nada de tonalidades castanhas até agora), a maioria são muito tipo “castelhano” mas há uns mais baixos e, principalmente nas fêmeas, algumas têm caudas compridas e pouco levantadas (já é um começo).

Vamos ver o que dá quando crescerem, vou escolher o melhor macho e a melhor fêmea e terei de matar os outros para não haver hipótese poluir geneticamente nem outros Phoenix nem outros castelhanos. Depois é voltar aos pais Phoenix. Mas isso só para o ano…

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mais uma cor muito interessante - Variegado

Já tenho visto phoenix com cores mescladas a que chamam variegados. Alguns são muito bonitos. Este ano sairam dois, filhos de pais diferentes. No ano passado sairam shojos vindos do nada este ano saiem dois variegados. Os mais conservadores dirão que é mau não ter as cores bem definidas mas para mim tem sido uma surpresa constante e gosto disso. Não me dá tanto gozo saber como vai ficar um prateado ou um vermelho (em termos de cor) porque já sei. Mas estes são sempre uma dúvida.

Tenham eles uma boa cauda e um já fica cá em casa !!! Posso vender o outro.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Teres’art cabeleireiro coloca as primeiras extensões de cabelo


Situado na Ramada, Teres’artCabeleireiro coloca as primeiras extensões de penas. Aqui ficam duas fotografias tiradas com telemóvel. A jovem já está a fazer sensação no grupo das férias. Nas fotos mostram-se dois tipos de aplicações: Penas individuais (colocadas na base do cabelo) e pequenos molhos de penas (colocadas na ponta dos cabelos).

terça-feira, 17 de julho de 2012

OS PRIMEIROS FILHOS DOS SHOJOS

Em Julho de 2012 nasceram os primeiros pintos filhos do Shojo com uma das galinhas mais perecidas com a cor certa. Os filhotes são bastante clarinhos e penso que serão a cor correcta. Vamos ver o seu crescimento e ver no que dá.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Colocação de extensões de cabelo em casa

Eis uma forma fácil e rápida de colocar as extensões de penas no cabelo. O que não sei é onde se compra aqueles aneis de silicone.
De qualquer forma, a resina colocada no cabeleireiro é muito mais resistente e duradouro.

sábado, 30 de junho de 2012

OS NEGATIVOS

O primeiro bando deste ano foram os filhos do Sukoshi Sento-ki com uma filha sua prateada. A maioria dos frangos sairam prateados de asa dourada com vários tons alguns tocando mesmo o dourado, um prateado e dois que fugiram totalmente ás cores dos progenitores. Um branco e um preto, provalvelmente indo buscar sangue de avós, potencializado com o cruzamento entre pai e filha.

A questão é que para surpresa os dois são exatamente o negativo um do outro. O branco veio com o dorso com tons de dourado (o que motiva novamente para tentar os pilês por aqui) e o preto veio exatamente com a mesma zona em tons de dourado (mas é preto mesmo, não chocolate). Vejam os negativos, cores curiosas que vou deixar crescer cá em casa para ver como ficam.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Extensões de penas de phoenix


Mais uma aplicação das penas de phoenix. Aqui como extensões de cabelo. As penas da cela são finas e compridas, suaves e resistentes. Podem ser aplicadas como extensões dando um estilo original e moderno. Seguindo as cores originais é possivel criar extensões brancas, douradas, prateadas, vermelhas e pretas que combinam com vários tons e cores de cabelo.

Brevemente a Lusophoenix disponibilizará um lote variado, depois é só pedir à sua cabeleireira que as aplique tal como as extensões em cabelo.


sábado, 19 de maio de 2012

SHOJOS A TORNAREM-SE ADULTOS


sem dúvida uma côr muito atraente. Ao sol brilham com uma intensidade brutal.  Os dois shojos têm agora 8 meses. Desde o inicio que preferi um deles, o mais velho, por ser mais limpo e aparentemente maior. No entanto a pouco e pouco o mais novo tem-se revelado melhor. Apesar de um pouco manchado no peito tem uma sela maior e a cauda mais abundante em penas. Vamos ver as diferenças:

O mais velho:



O mais novo:




quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um ano Lusophoenix - A quinta


Apesar do projecto Lusophoenix ter-se iniciado em Maio de 2011, muito do trabalho tinha já sido iniciado pelo meu pai e por mim muito antes, como explico no “Inicio da Lusophoenix”.

De facto quando decidimos começar o projecto existia já um bom grupo de reprodutores, principalmente de machos e dois bandos  já nascidos um com cerca de três meses e o outro com algumas semanas. Infelizmente o meu pai não fazia qualquer registo dos progenitores desses bandos e a sua memória já não permitiu desenhar a tão importante árvore genealógica inicial.

 Tudo começou com uma base de 4 machos (Chichioya-no-Gin, Chichioya-no-Kin, Chichioya-no-Chocoreto, Sukoshy-sento-ki) e os tais dois bandos onde havia vermelhos, prateados, prateados de asa dourada, chocolates e um Ginger branco (Kuroshiro). Uma das primeiras alegrias ao ver esses bandos foi constactar que viriam vermelhos, que é uma cor que adoro e que não tinha nenhum exemplar. Calculo que provavelmente seriam filhos do dourado (alaranjado) Chichioya-no-Kin.

O ano de 2011 correu bem e fizeram-se grandes avanços na qualidade do bando, mas para provar que muito do trabalho já estava a ser feito antecipadamente é importante salientar que desses três bandos já existentes em Maio de 2011, selecionei para reprodutores três machos e varias das galinhas que hoje são reprodutores, no entanto cujos progenitores não sei quem são.

Referindo-me apenas aos machos,  mantêm-se  no bando o prateado Gin-no-Sucato (o melhor exemplar até ao momento) que entretanto substituiu o Chichioya no Gin, o vermelho Saisho-no-akai e o ginger branco Kuroshiro.

Pelo caminho produziram-se mais de 100 animais, alguns dos quais morreram uns por varicela outros por clamidiose (ambas as doenças agora controladas) e introduziram-se sangues exteriores, um casal de brancos pequenos, provenientes do João Carita (Gosuto) e uma fêmea curiosa e de um estilo diferente que provem do Paulo Reis e que desconfio ser Phoenix moderno grande.

 Entretanto ficaram também selecionados dois irmãos, filhos do Chichioya-no-Kin, um dourado (alaranjado) o único do ano e um vermelho sangue cujos nomes são respectivamente Goshiki e Sekketsu.

A grande surpresa foi revelada quando surgiram os primeiros filhos de Saisho-no-akai que, com duas galinhas diferentes, produziu gingers reds ou na terminologia Japonesa Shojos, uma das cores mais raras em Phoenix em todo o mundo. Ainda estou para saber como isso aconteceu mas gosto muito deles e não é pela sua “rareza”.

Claro ficaram os dois melhores para futuros reprodutores, o Shojo e o Shojinho (este por ser mais pequeno). Neste momento não tenho fêmeas que correspondam a esta côr e também não tenho em ginger branco. É algo que estamos a trabalhar agora.

De projectos previstos inicialmente cumprem-se uns e adiaram-se outros:

1.       Incrementar caudas cada vez maiores e mais uniformes em todo o bando – está a conseguir-se assumidamente apesar de este item ter de ser sempre melhorado.

2.       Aumentar o tamanho de todos os animais (objectivo: phoenix antigo) – Não está a ser fácil. Apenas os filhos do chichioya-no-Kin vêm grandes e não é com todas as fêmeas. O bando tem tendência a uniformizar em tamanhos médios.

3.       Uniformizar e fixar cores. – Apesar de estar muito melhor deixou de ser um objectivo prioritário tendo em conta que se está a trabalhar noutras frentes como o tamanho das caudas e o porte.

4.        Fazer Pilês – Este objectivo foi adiado pelo facto de saber que não é possível fazê-lo através de Phoenix brancos como pensava ser possível. Para fazer pilês teria que cruzar Phoenix vermelhos com Leghorn brancos mas isso traria dois problemas acrescidos; caudas mais curtas e patas amarelas. Estas duas características levariam depois muito tempo a corrigir e por isso por agora vou desistir deste projecto. Por outro lado conheci um Alemão que tem muito bonitos e se calhar tenho de pensar em ir busca-los. 

5.       Fazer pretos grandes – Está na “fôrma”. Explico um dia como estou a trabalhar nisto.

6.       Entretanto surgiram novos desafios, fazer os Ginger brancos e os Shojo. Nos quais estamos a trabalhar.

E assim entramos no segundo ano do Projecto Lusophoenix. E tal como fiz no inicio deste projecto aqui resumo e apresento os reprodutores deste ano:









quinta-feira, 10 de maio de 2012

1 ano Lusophoenix - O Blog - 4444 visualizações


O Blog Lusophoenix foi criado a 5 de Maio de 2011 como o objectivo de divulgar a raça Phoenix e o nosso trabalho na melhoria desta raça.

Penso ter atingido os meus principais objectivos mas superei as minhas expectativas quanto ao número de visualizações.

Neste primeiro ano de blog foram apresentados os nossos objectivos, os nossos reprodutores e os nossos bandos, mas também a evolução desde os primeiros dias dos Phoenix prateados, dourados e vermelhos.

Foram mostrados vídeos de Phoenix de diversos criadores através de links para o Youtube e para os site e fóruns mais importantes para quem quer aprender mais sobre esta raça.

Foi contada a história dos Phoenix e descritas as suas medidas e cores standard. Preocupei-me em ser claro e simples nas explicações com rigor científico (o possível) mas também introduzindo opiniões e visões  pessoais.

Foram também mostradas outras utilizações para os Phoenix, como por exemplo na moda, nomeadamente como apliques de cabelo ou extensões.

O blog serviu também como fonte comercial ainda que penso ter resultado melhor os anúncios no Coisas, OLX, CustoJusto e Animais e Companhia.

Resultado:

A 10 de Maio de 2012 o número de visualizações era 4444 (esperei por este dia para apresentar um número interessante).

Admiro-me principalmente com a diversidade de proveniências dos visualizadores do blog, no total de 32 países de todo o Mundo, onde se inclui: Portugal Brasil Alemanha Estados Unidos Rússia Espanha Itália Suíça Malásia Polônia Canadá Croácia Indonésia França México Vietnam Hungria Peru Arábia Saudita Eslóvenia China Áustria Austrália Bulgária Irlanda Suécia Ucrânia Turquia Sri Lanka Tailandia Eslóvaquia e  Barhain.

Um abraço especial para os amigos Brasileiros que, provavelmente pela partilha da língua, preenchem 25% destas visualizações, sendo que logicamente é de Portugal que obtivemos mais visitas (60%).

Um abraço a todos e obrigado.

Convido-os mais uma vez a deixarem mais comentários e abrirem mais vezes discussões e, a todos a que isso seja possível, teria muito prazer em receber-vos nas nossoas instalações

terça-feira, 10 de abril de 2012

ADEUS CHICHIOYA NO GIN

Um dos meus velhos reprodutores teve de ir para outras paragens... Com muita pena minha, porque gostava de ficar com os anciões, mas o espaço não alarga e os novos reinvindicam a sua posição. Neste momento pretendo ficar com dois dourados, três vermelhos, dois shojo, um branco, um chocolate, um prateado de asa dourada pequeno e um Ginger branco e ainda estou a trabalhar para os pretos. Com isto são pelo menos 12 casais reprodutores, fora os que estão para venda ( quatro casais e mais uns machos), os já cerca de 40 pintos que já aí estão e os mais 20 que hão de vir. Isto está a arrebentar pelas custuras!!
Com o Gin no Sukato já a reproduzir-se e com melhor qualidade do que o pai, considerei dispensar (mas com custo) o meu Chichioya no Gin, mas não sem antes ele deixar uma bela ninhada de 12 pintos.

Aqui fica a minha homenagem.



Após a muda deste ano, as caudas dos reprodutores começam a ficar com proporções já muito próximas do meu índice de satisfação. Aqui apresento o Chichioya no Kin e o Gin no Sukato. Para a semana mostro os outros.




quarta-feira, 28 de março de 2012

APLIQUES DE PENAS DE PHOENIX

A Vera como cobaia para os meus apliques... Deu furor lá na escola.

Conjunto de penas de phoenix dourado.