quinta-feira, 26 de julho de 2012

Projecto Phoenix pretos – Fase 1

A escolha de uma raça a cruzar



Quando comecei este projecto defini como um dos objectivos a criação de Phoenix pretos grandes. Entretanto já conheci outros criadores que estão a trabalhar no mesmo projecto quer na Alemanha  (Marc King) quer nos Estados Unidos (Toni Marie Astin) e ambos seguem diferentes linhas.

O projecto de Marc King http://www.longtail-fowl.com/standard_phoenix.html  está bastante adiantado tendo cruzado Phoenix com outras raças de cauda comprida como Sumatra, Yokohama, Onagadori branco recessivo, e raças com preto dominante como minorca e hamburg pretas.

Li algures quem esteja a progredir juntando Phoenix prateados com outras raças de cauda compridas como Sumatra e Kurokashiwa http://www.longtail-fowl.com/kurogashiva.html.



Podia esperar mais um pouco e comprar-lhes os Phoenix pretos que tanto ambiciono mas decidi ir também pelo meu caminho. Para além do mais tenho Phoenix chocolate cujo macho é grande e bastante bom de cauda e por isso acho que é um bom começo.

Na escolha das raças a cruzar salientou-me duas cujas características são positivas e os defeitos possivelmente mais fáceis de corrigir.

Não sei se já o referi mas existem algumas características relativamente fáceis de trabalhar e outras mais “profundas” geneticamente que são mais difíceis de corrigir ou trabalhar e cujos resultados podem resultar em defeitos graves nos Phoenix difíceis de nos livrarmos deles.

Por exemplo é o caso das cristas e dos brincos. É muito difícil retirar ou implementar brincos brancos nas raças que não os têm.

O mesmo acontece com as cristas. A mistura de duas raças com características de crista muito diferentes provocará erros e deformações nas cristas que podem durar gerações.

Logo, pensei excluir o possível cruzamento com raças como as Sumatra (crista de ameixa, escura e sem brincos) ou as Australorp (crista simples mas sem brincos) e muito menos com os Kurokashiwa pois nem existem em Portugal.

As Leghorn pretas (para alem de não conhecer ninguém que as tenha) podem provocar patas amarelas ou esverdeadas que também é muito negativo para os Phoenix.

Então sobraram duas raças oriunda aqui de bem perto e que possuem as características ideais, as minorcas e as castelhanas pretas. Ambas têm os genes pretos bem impregnados, possuem cristas simples, brincos brancos e patas escuras.

Desvantagens destas raças:

Caudas curtas e empinadas a 45%

Patas demasiado altas

Porte geral muito grande

Cristas demasiado grandes.

 Entre estas duas, Toni Marie aconselhou-me as Castelhanas pois as cristas e brincos das Minorcas são exageradamente grandes.


O processo é longo e levará pelo menos três gerações até ter algo parecido com um Phoenix (segundo ela).

Eis que então já comecei a primeira fase: cruzar cada um dos indivíduos “Castelhanos” com os seus parceiros Phoenix chocolate.

A primeira levada de frangos resultante deste cruzamento tem boa pinta: são todos pretos puro (nada de tonalidades castanhas até agora), a maioria são muito tipo “castelhano” mas há uns mais baixos e, principalmente nas fêmeas, algumas têm caudas compridas e pouco levantadas (já é um começo).

Vamos ver o que dá quando crescerem, vou escolher o melhor macho e a melhor fêmea e terei de matar os outros para não haver hipótese poluir geneticamente nem outros Phoenix nem outros castelhanos. Depois é voltar aos pais Phoenix. Mas isso só para o ano…

Sem comentários:

Enviar um comentário