segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OS PRIMEIROS ELEITOS DE 2011

Com cerca de 8/9 meses os primeiros galos e galinhas de 2011 estão agora prontos a serem seleccionados. As galinhas já o foram há mais tempo, pois havia menos escolha e percebe-se mais cedo se serão boas ou não. Os galos são um pouco mais dificeis e convinha esperar pelo desenvolvimento das suas caracteristicas (caudas em 1º lugar, tamanhos e cores em 2º e 3º lugar). Feita a selecção estes machos passaram já para a zona dos reprodutores. são os primeiros eleitos a ficar pela Lusophoenix. Os restantes não deixam de ser bons, um deles fiquei muito reticente em me desfazer dele. Tinha uma belissima cor prateada (muito mais pura que o que ficou) e uma belissima cauda com a cela bem desenvolvida. No entanto era um pouco sarapintado de branco no peito e foi isso que me fez decidir pelo irmão. Aqui coloco uma foto desse galo que agora é propriedade do Tiago Ezequiel que penso que ficou muito bem servido:


Boa sorte para ele.

Ficou então para o futuro da lusophoenix um macho prateado que parece vir a ser muito bom, inclusive melhor que o pai. As penas centrais da cauda (retrizes) ainda não se desenvolveram após a primeira muda mas vêem fortes de viçosas. No entanto o que se salienta bem neste macho são as penas da cela (prateadas da zona do urupígeo antes da cauda) que já se estendem até ao chão e as penas laterais da cauda (supracaudais) que já se arrastam. Lembro... esta ave tem 8/9 meses.


O segundo eleito é um vermelho. Neste caso não tinha qualquer progenitor desta cor por isso pretendia ficar com os dois que provinham da 1ª geração de 2011. No entanto na 3ª geração já existem mais dois machos com potencial e parece-me que nos pintos mais novos existirá pelo menos mais um. Assim sendo, dos dois irmãos apenas pretendo ficar com um que, entretanto, já é pai. Apresento o 1º Blackbrested Red da lusophoenix.


Este macho é um pouco mosqueado no peito por isso será um eleito até ver... até ver como serão os da 3ª geração.

Sem comentários:

Enviar um comentário