quinta-feira, 5 de maio de 2011

O início da LusoPhoenix



A linhagem das nossas galinhas provem provavelmente de aves descendestes de um grande criador de aves, agora já falecido, o Sr. Zé d'Almeida (Zé do Porto Alto) como alguns lhe chamavam.
O Sr. Zé tinha um conjunto de galinhas Phoenix para mim únicas no nosso país. Penso que seríam de linhagem americana, maiores e de caudas mais compridas que a linhagem alemã (mais comum entre os criadores Portugueses).  
Não sei como ele obteve estas aves, mas o que é certo é que o sr. Zé d'Almeida, ainda antes de haver net e até livros da especialidade, tinha coisas que mais ninguem tinha em Portugal. Presto aqui homenagem a esse grande senhor da criação de aves que também muito me ensinou.
No entanto, nos últimos anos, os seus galos (velhos) deixaram de fecundar os ovos e perece ter-se interrompido a linhagem pura que tinha e que acabou por morrer com ele. 
Penso que as nossas galinhas provêm ainda dessas, pois há muitos anos lembro-me de fazer umas trocas com ele para evitar consanguinidades. O facto é que, casualmente, mantivemos uma linhagem muito ao estilo "zé d'Almeida", no entanto essa linhagem foi sendo diluida ao longo dos anos por outras galinhas importadas (estilo alemã) e até por indivíduos menos puros que entretanto "apareceram". 
A pressão comercial que nessa altura existia não permitia uma concentração nessa raça específica nem permitia o apuramento da raça tal como foi sempre nossa intenção. 
Agora iremos pegar no que conseguimos guardar e vamos desenvolver e apurar esta magnifica e lindíssima raça de galinhas. 
A si senhor zé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário