Por vezes questionam-me se os chocolate não podem ser considerados pretos e porque é que me dedico a fazer reais pretos. De facto existem muitas diferenças, os chocolate não são pretos apesar de alguns individuos serem muito escuros. Esta cor creio ter sido dificil de conseguir (eu já os comprei) mas está muito bem fixada pois não há individuos a nascerem fora do padrão.
As diferenças são a todos os níveis e podemos começar então pelos machos:
O preto dos chocolate é mais um castanho muito escuro que é notório à luz do sol mas à sombra parece preto. Por baixo desse castanho escuro existem penas castanhas mais claras, principalmente no pescoço, na sela e nos ombros. Para alem disso, e é o que é mais importante, tem sempre um triangulo castanho claro nas primárias, típico de todos os Duckwing (prateados, dourados, vermelhos). Essa caracteristica dos duckwing é muito dificil de eliminar por isso a difuldade de criar puros pretos. A imagem do preto é dos cruzados de 1ª geração com as castelhanas.
As fêmeas:
As fêmeas dos chocolate também não são pretas tal como as das castelhanas (ao lado). O peito é castanho claro, no dorso tem o centro das penas com uma risca castanha e tem laivos de castanho nas penas do pescoço.
Mas as diferenças começam logo em pintos;
Os chocolate nascem com o padrão dos duckwing, com mascara e padrão na cabeça e corpo mas muito escuros. Assim que começam a nascer as penas estas são pretas (tornando-se então quase totalmente pretos) só mais tarde começam a aparecer as penas castanhas e a defenir-se a mancha nas asas. Os pintos pretos nascem já pretos ou com manchas brancas por baixo do pescoço.
Espero que tenha sido esclarecedor.
Sem comentários:
Enviar um comentário