quinta-feira, 26 de julho de 2012

Projecto Phoenix pretos – Fase 1

A escolha de uma raça a cruzar



Quando comecei este projecto defini como um dos objectivos a criação de Phoenix pretos grandes. Entretanto já conheci outros criadores que estão a trabalhar no mesmo projecto quer na Alemanha  (Marc King) quer nos Estados Unidos (Toni Marie Astin) e ambos seguem diferentes linhas.

O projecto de Marc King http://www.longtail-fowl.com/standard_phoenix.html  está bastante adiantado tendo cruzado Phoenix com outras raças de cauda comprida como Sumatra, Yokohama, Onagadori branco recessivo, e raças com preto dominante como minorca e hamburg pretas.

Li algures quem esteja a progredir juntando Phoenix prateados com outras raças de cauda compridas como Sumatra e Kurokashiwa http://www.longtail-fowl.com/kurogashiva.html.



Podia esperar mais um pouco e comprar-lhes os Phoenix pretos que tanto ambiciono mas decidi ir também pelo meu caminho. Para além do mais tenho Phoenix chocolate cujo macho é grande e bastante bom de cauda e por isso acho que é um bom começo.

Na escolha das raças a cruzar salientou-me duas cujas características são positivas e os defeitos possivelmente mais fáceis de corrigir.

Não sei se já o referi mas existem algumas características relativamente fáceis de trabalhar e outras mais “profundas” geneticamente que são mais difíceis de corrigir ou trabalhar e cujos resultados podem resultar em defeitos graves nos Phoenix difíceis de nos livrarmos deles.

Por exemplo é o caso das cristas e dos brincos. É muito difícil retirar ou implementar brincos brancos nas raças que não os têm.

O mesmo acontece com as cristas. A mistura de duas raças com características de crista muito diferentes provocará erros e deformações nas cristas que podem durar gerações.

Logo, pensei excluir o possível cruzamento com raças como as Sumatra (crista de ameixa, escura e sem brincos) ou as Australorp (crista simples mas sem brincos) e muito menos com os Kurokashiwa pois nem existem em Portugal.

As Leghorn pretas (para alem de não conhecer ninguém que as tenha) podem provocar patas amarelas ou esverdeadas que também é muito negativo para os Phoenix.

Então sobraram duas raças oriunda aqui de bem perto e que possuem as características ideais, as minorcas e as castelhanas pretas. Ambas têm os genes pretos bem impregnados, possuem cristas simples, brincos brancos e patas escuras.

Desvantagens destas raças:

Caudas curtas e empinadas a 45%

Patas demasiado altas

Porte geral muito grande

Cristas demasiado grandes.

 Entre estas duas, Toni Marie aconselhou-me as Castelhanas pois as cristas e brincos das Minorcas são exageradamente grandes.


O processo é longo e levará pelo menos três gerações até ter algo parecido com um Phoenix (segundo ela).

Eis que então já comecei a primeira fase: cruzar cada um dos indivíduos “Castelhanos” com os seus parceiros Phoenix chocolate.

A primeira levada de frangos resultante deste cruzamento tem boa pinta: são todos pretos puro (nada de tonalidades castanhas até agora), a maioria são muito tipo “castelhano” mas há uns mais baixos e, principalmente nas fêmeas, algumas têm caudas compridas e pouco levantadas (já é um começo).

Vamos ver o que dá quando crescerem, vou escolher o melhor macho e a melhor fêmea e terei de matar os outros para não haver hipótese poluir geneticamente nem outros Phoenix nem outros castelhanos. Depois é voltar aos pais Phoenix. Mas isso só para o ano…

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mais uma cor muito interessante - Variegado

Já tenho visto phoenix com cores mescladas a que chamam variegados. Alguns são muito bonitos. Este ano sairam dois, filhos de pais diferentes. No ano passado sairam shojos vindos do nada este ano saiem dois variegados. Os mais conservadores dirão que é mau não ter as cores bem definidas mas para mim tem sido uma surpresa constante e gosto disso. Não me dá tanto gozo saber como vai ficar um prateado ou um vermelho (em termos de cor) porque já sei. Mas estes são sempre uma dúvida.

Tenham eles uma boa cauda e um já fica cá em casa !!! Posso vender o outro.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Teres’art cabeleireiro coloca as primeiras extensões de cabelo


Situado na Ramada, Teres’artCabeleireiro coloca as primeiras extensões de penas. Aqui ficam duas fotografias tiradas com telemóvel. A jovem já está a fazer sensação no grupo das férias. Nas fotos mostram-se dois tipos de aplicações: Penas individuais (colocadas na base do cabelo) e pequenos molhos de penas (colocadas na ponta dos cabelos).

terça-feira, 17 de julho de 2012

OS PRIMEIROS FILHOS DOS SHOJOS

Em Julho de 2012 nasceram os primeiros pintos filhos do Shojo com uma das galinhas mais perecidas com a cor certa. Os filhotes são bastante clarinhos e penso que serão a cor correcta. Vamos ver o seu crescimento e ver no que dá.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Colocação de extensões de cabelo em casa

Eis uma forma fácil e rápida de colocar as extensões de penas no cabelo. O que não sei é onde se compra aqueles aneis de silicone.
De qualquer forma, a resina colocada no cabeleireiro é muito mais resistente e duradouro.