sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A HISTORIA DE GOSUTO - O PHOENIX BRANCO


Gosuto foi a minha unica introdução de sangue externo, desde que comecei o projecto Lusophoenix em Maio de 2011.

São da variedade pequena. Juntamente com uma fêmea da mesma cor foram comprados ao João Carita, a pessoa que para mim tem melhores phoenix brancos e phoenix pretos de veriedade pequena que eu conheço em Portugal. Tem feito um bom trabalho! 

No entanto, pessoalmente não me enchem as medidas, e isso apenas por duas razões; porque são pequenos e por serem brancos (não me "puxa" tanto).`Áparte disso são de muito boa qualidade.

O único objectivo para que os fui buscar foi para fazer Pilês, uma cor que há muito ambiciono fazer, uma côr que existe em muitas raças de "duckwing" como kriel e leghorn, juntando brancos com vermelhos, mas que em phoenix é muito rara.

Soube no entanto, através do forum Onagadori - Long tail and long crower fowls, que como a cor branca nos phoenix é recessiva eu nunca conseguirei fazer pilês com phoenix brancos (daí ser raro). Tenho de tentar com outras raças como leghorn o que dará muito mais trabalho a apurar.

Apesar dos objectivos para este reprodutor sairem frustrados não invalida que continue a criar brancos, aproveitando a boa genética proveniente do João Carita.

Apresento o novo reprodutor da Lusophoenix -  Gosuto - fantasma branco

1 comentário:

  1. Olá,
    Como é usual a malta nova dizer a minha onda é outra (crio canários), mas parabéns pelos belíssimos exemplares que apresenta.
    Parabéns ainda pela divulgação em blogue pois como eu há milhares que desconhecem este hobby.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar